Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pensamentos Nómadas

Nomadic Thoughts - Pensées Nomades - Кочевые Мысли - الأفكار البدوية - 游牧理念

Pensamentos Nómadas

Nomadic Thoughts - Pensées Nomades - Кочевые Мысли - الأفكار البدوية - 游牧理念

O Nobel da Paz, a UE e a máquina de guerra, por Luís Garcia

 

 

526049_10151336697378777_67084642_n.jpg

 

Luís Garcia POLITICA SOCIEDADE   

 

O Nobel da Paz foi instituído pelo milionário sueco Alfred Nobel para premiar "a pessoa que tenha trabalhado mais ou melhor em favor da fraternidade entre as nações, da abolição ou redução dos exércitos existentes,  e da promoção de processos de paz."

 

Ora a UE, que participou activamente na barbárie dos balcãs, que apoia o embargo a Cuba, que apoia as absurdas sanções contra o Irão, que fecha os olhos ao genocídio palestiniano (enquanto vai vendendo armamento de topo a Israel), que invade (em parceria com o Império da Guerra) Afeganistão, Iraque ou Líbia, que patrocina declaradamente o terrorismo na Síria, que vendeu as armas que Saddam usou para gasear curdos e iranianos, que depois impôs sanções ao Iraque de Saddam nos anos noventa matando 700.000 crianças por fome e falta de medicamentos, que fechou os olhos ao genocídio no Ruanda, que agora estrangula as suas populações de forma a enriquecer os bancos que criaram a crise... recebe o Nobel da Paz? Vai na linha do prémio a Obama em 2009, na linha da não-linguagem na qual guerra significa paz e paz significa guerra...

 

TOP 14 EXPORTADORES DE ARMAMENTO (em milhões de dólares) 

arms.png

 

Insisto nas palavras de Alfred Nobel, "abolição ou redução dos exércitos existentes"! Como se pode atribuir este prémio à UE se dos 11 maiores produtores e vendedores de armas do mundo, 6 são da União Europeia, sendo os restantes os EUA, a Rússia, a China, Israel e a Ucrânia! Como se temos um Reino Unido, antiga mega-potência industrial a fechar todas as suas fábricas e a desinvestir fortemente na sua indústria, excepto na indústria do armamento a qual cresce exponencialmente. Como se os maiores países da UE continuam a ser potèncias militares à escala mundial. Como se a UE aceitou que os EUA instalassem nos seus territórios o famoso sistema anti-míssil que obrigou a Rússia a reentrar numa corrida ao armamento! Como, se a UE contínua a ser casa para centenas de ogivas nucleares! Como, se a Alemanha e a França obrigam países como a Grécia a cumprir os seus acordos de compra de armamento franco-alemão, mesmo vendo a Grécia em bancarrota e sabendo que mais armamento significará menos pão para os gregos, sabendo que o armamento será "pago" com dinheiro emprestado pela Alemanha!?!

 

Nos 2 dias seguintes à notícia do prémio recebido, a UE impôs mais absurdas e injustificadas sanções contra o Irão, impôs sanções contra a Síria, e mandou desligar (censurar) todos os canais Iranianos transmitidos pelo sat?lite europeu Eutelsat.

 

Depois deste Nobel da Paz e do de 2009, o parlamento norueguês bem pode começar a pensar em reorientar o dinheiro do prémio para algo mais credível e mais útil do que esta peixeirada de favores políticos e bajulações em que se transformou o Nobel da "Paz"....

 

Luís Garcia, 15.10.2012, Oslo, Noruega

 

 
Vá lá, siga-nos no Facebook! :)
visite-nos em: PensamentosNómadas